Campanha de valorização do instrumento e dos instrumentistas da sanfona de 8 baixos está sendo desenvolvida com o apoio e o incentivo de todos os forrozeiros. Na verdade, a sanfona sempre representou o principal meio de propagação da musica forrozeira em todo o País, com especial destaque para a de 8 baixos, esse instrumento menor em sua categoria, mas tão significativo para a importância da musica genuína do Nordeste e para os poucos - mas talentosos instrumentistas - como o “véi Jacó”, que ensinou as primeiras letras ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
- ‘Tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso e com ele ninguém vai, Luiz. Respeita os 8 baixos de teu pai ”. (trecho da musica “Respeita Januário”, um dos hinos do imortal Gonzagão).
Vamos, a partir desta matéria, publicar outras informações sobre a historia da sanfona de 8 baixos – sua importância no Nordeste brasileiro - e de alguns de seus principais mestres forrozeiros.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.