Jackson do Pandeiro: 100 Anos de Glória
02/09/2019 13:31 em Especiais

Paraibano de Alagoa Grande, José Gomes Filho se tornaria famoso como Jackson do Pandeiro e completaria 100 anos neste 31 de agosto de  2019. Falecido há 37anos (10/07/1982), em Brasília, Jackson ainda hoje é lembrado por compositores, interpretes e o publico brasileiro que admiram o seu trabalho.

Inovou cantando do seu jeito muito peculiar os ritmos mais populares: rojão, xote, coco, emboladas e sambas. Com sua companheira de palco e esposa, a pernambucana Almira Castilho, formou uma dupla que incendiava as platéias em todo o País.

A carreira começou por volta de 1948, com a inauguração da Rádio Jornal do Commercio. Foi contratado como pandeirista da Orquestra Paraguary, uma das duas orquestras da emissora. Depois, foi se destacando como cantor nos programas de auditório, até ser convidado para apresentações no sul do País. A carreira de Jackson do Pandeiro chegou ao auge quando ele começou a gravar. Seus maiores sucessos foram: “1x1”, “Sebastiana”, “Chiclete com Banana”,”Forró em Limoeiro”,  “AMulher do Aníbal”, entre outros.

Jackson trabalhou até o último dia de sua vida. Em julho de 1982, tinha feito um show em Santa Cruz do Capibaribe, onde passou mal porque sofria de diabetes. Após um show em Brasília, não resistiu a um edemar pulmonar e morreu.  Estava com 62 anos.  Seus restos mortais foram trasladados para o cemitério de  sua cidade natal  - Alagoa Grande – onde se encontram no Mausoléu Jackson do Pandeiro.

O Governo da Paraíba estabeleceu 2019 como o Ano Cultural de Jackson do Pandeiro. Inúmeros shows e homenagens já foram e continuam sendo realizados em memória desse artista popular e único no seu gênero.

O que ele criou pertence hoje ao repertorio de artistas como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e  tantos outros.

 

 

BANDA SERGIPANA HOMENAGEIA JACKSON

Nascida em 1998 para homenagear Jackson do Pandeiro, a CASACA DE COURO completou 21 anos cantando e comemorando o centenário de Jakcson e a ótima aceitação que a CASACA tem conquistado ao longo dos anos, com shows por todo território brasileiro com sucesso de público e crítica. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!