Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
André Lins: um artista formado pelas raízes do Nordeste
21/05/2021 14:37 em Notícias

Ator, dançarino, cantor e compositor, com 26 anos de trajetória artistica se firma como intérprete contemporâneo dos ritmos regionais.Pé-de-Serra, Xote, Baião, Lambada, entre outros... Ritmos tradicionais que embalam o Norte e o Nordeste Brasileiro há décadas seguem vivos e atuantes na cena artistica contemporânea. Entre os nomes que seguem reverenciando e reinventando sonoridades regionais em Pernambuco está André Lins, um multiartista com 26 anos de trajetória, com vasta experiência em Música, Composição, Teatro e Dança.

A carreira de Lins nos palcos começou nos anos 1990. Nessa década, se destacou como ator, participando de dezenas de montagens teatrais – Teatro de Revista, Comédias, Musicais, Infantis e outros gêneros. Amante dos ritmos desde a adolescência, estudou Dança de Salão, arte a qual se dedicou e tonou-se professor de 1993 a 2003, dançando em diversos festivais.

Como dançarino, participou de projetos como o tradicional “Dançando na Rua” em Recife, e do balé da antiga banda regional Pisa Na Fulô, grupo precursor da famosa “Dança da Boneca”, a qual mostrava um habilidoso dançarino de forró com uma “boneca de pano” em tamanho real. À época, o número se espalhou pelo Brasil e virou febre, sendo reconhecido em programas de TV como os de Raul Gil, Hebe Camargo, Xuxa, Faustão e Gugu.

Na televisão, Lins estreou no programa “Papeiro da Cinderela”, da TV Jornal – SBT, (2006). Também deu vida a personagens nas novelas “Revelação”, no SBT (2008), e “Bela, a feia”, da TV Record (2010).

No entanto, a paixão pela música de sua terra, Pernambuco, o guiou para se transformar em intérprete dos ritmos que tanto ama.

Após incursões por outras bandas regionais, tanto como dançarino quanto cantor, decide se lançar como artista solo em 2012. Assim, ele inicia uma nova fase artistica, que já lhe rendem frutos positivos há sete anos.

Com dois discos e um DVD gravados, o repertório de André Lins inclui desde Pé-de-Serra autoral até releituras de artistas como Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Tim Maia em ritmo de Xote. Sua voz também presta homenagem a hinos do cancioneiro nordestino, entoando Xaxado, Baião e Arrasta-Pé, principalmente clássicos de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Accioli Neto.

O show do artista, alegre e vibrante, está presente no ciclo junino do Estado, tanto no Sítio da Trindade, principal polo de São João do Recife, como também em cidades do interior como Arcoverde, Caruaru, Gravatá, Bezerros... No Recife, circulou ainda com o show “André Lins canta Roberto Carlos”, com adaptações de canções do Rei da MPB para os ritmos regionais.

Em suas apresentações, André Lins canta acompanhado de sua banda, além de bailarinos, que resgatam a boa tradição do forró pernambucano. Seu show é a cara do Nordeste e por isso tem sido considerado um dos grandes nomes do forró Pé-de-Serra contemporâneo.

Mais informações sobre o artista: https://www.facebook.com/andrelinscantor/ https://www.instagram.com/andrelinsoficial

 

Vídeos de destaque:  

 

 

BAIXE CD COMPLETOS:

ANDRÉ LINS "FORRÓ DE MERMO" AO VIVO

ANDRÉ LINS - FARRA & FOLIA ( CD DE CARNAVAL)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!