Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Nena Queiroga: talento que passou de mãe para filha
05/02/2021 09:22 em Carnaval de Pernambuco

Nena Queiroga é filha de dois consagrados artistas pernambucanos: o radialista Luiz Queiroga (escritor, compositor e produtor humorístico) e Meves Gama, cantora, que atuou no rádio e participou intensamente do Carnaval gravando frevos e cantando nos bailes carnavalescos dos principais clubes sociais do Recife.  Nena, que se chama na realidade Maria Consuelo Gama de Queiroga, criada no Recife, mas nascida no Rio de Janeiro, começou a cantar quando tinha 12 anos. Já nessa idade passou a ser a voz infantil mais requisitada para gravações de comerciais para o rádio. Foi quando passou a integrar o grupo vocal “Quarto Crescente”, liderado por seu irmão mais velho, o cantor e compositor Lula Queiroga.

A ligação com o Carnaval se deu por acompanhar sua mãe, Meves, aos bailes carnavalescos. Aos 16 anos, Nena já cantava acompanhada de orquestra, animando os bailes de Carnaval nos clubes da cidade. Cantou a primeira vez com o Maestro Duda e foi “crooner” da orquestra do Maestro Guedes Peixoto.

Desde 2010 é a voz feminina do Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo. A frente do trio elétrico e arrastando mais de 1 milhão de pessoas, Nena já contou com a participação de grandes nomes da música brasileira: Elba Ramalho, Maria Gadú, Luiza Possi, Saulo Fernandes, Gabi Amarantos e Margareth Menezes. Nena é Carnaval e é também música popular com projetos de shows de MPB, Forró, Bailes e claro, muito carnaval.  Passou a ser conhecida como a Rainha do Carnaval de Pernambuco por ser a única mulher a ter seu próprio trio e a cantar o desfile inteiro sem parar, além do destaque nos shows do período de Momo.

Em 2012 a Assenmbleia Legislativa lheconcedeu o titulo de “Cidadã de Pernambuco”. Em 2016 recebeu o titulo de “Cidadã do Recife”.

Em fevereiro de 2014, gravou seu primeiro DVD “Pernambuco para o mundo”. O evento reuniu um público de 60 mil pessoas no Cais da Alfândega, no Recife antigo. O show contou com os convidados especiais: Ivete Sangalo, Maria Gadú, Lenine, Elba Ramalho, Luiza Possi, André Rio, Ed Carlos, Gustavo Travassos, Maestro Forró, Maestro Spok, Ylana Queiroga, coral Edgard Moraes e Orquestra dos Prazeres.

Em 2018  Nena Queiroga foi homenageada do carnaval do Recife juntamente com o compositor J. Michilles. Foi apresentado um grande show no Marco Zero  na abertura do carnaval do Recife,  com  varios convidados como lenine, Elba Ramalho, Luíza Possi, Maestro Spok, Fafá de Belém, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Ayrton Montarroyos, Gaby Amarantos, sua filha Ylana Queiroga,e seu irmão Lula Queiroga.

Na vida pessoal, Nena é uma pessoa realizada ,como mãe de Ylana Queiroga, cantora e compositora e de Yuri Queiroga,  guitarrista, arranjador e produtor musical premiado com trabalhos de álbuns de artistas como Elba Ramalho, Lula Queiroga e outros. Segundo a própria cantora, sua maior realização de vida, além de ser artista, mãe e avó, é poder ter parte de seu tempo dedicado a trabalhos sociais, além de participar com frequência de shows e eventos beneficentes. 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!