Offline
Targino Gondim está entre os forrozeiros mais admirados do Nordeste
13/08/2020 16:03 em Notícias

Targino Alves Gondim Filho nasceu no dia 7 de dezembro de 1972 em Salgueiro (PE).  É um músico, cantor e premiado compositor,  famoso no Norte e Nordeste do país por canções juninas, forró, baião e outros ritmos regionais.

Targino Gondim mudou-se para a cidade de Juazeiro da Bahia aos quatro anos de idade e, oito anos depois, começou a tocar sanfona, principalmente as musicas de Luiz Gonzaga, sendo estimulado pelo seu  pai. Aprendeu a tocar e a cantar “Vida de Viajante”, “Numa Sala de Reboco”, além do clássico “Eu só quero um xodó”, de  Dominginhos, mestre que tocou junto com ele em várias ocasiões. Já com dezoito anos, Targino se apresentava em shows nas cidades interioranas de Pernambuco.  

Seu primeiro sucesso na região se deu com "Até Mais Ver", no ano de 1994;  isso o levou a se apresentar na Televisão, ganhando maior projeção.   Cinco anos depois Targino Gondim  foi descoberto pela apresentadora Regina Casé e teve sua canção "Esperando na Janela" incluída no filme de 2000, “Eu, tu, eles’”. 

Em 2001 apresentou-se na "Tenda Raízes" do Festival Rock in Rio e em 2004  "Esperando na Janela" se tornou a música mais executada no Brasil e foi com ela que ele conquistou o Grammy Latino como melhor cantor regional.

Além das composições próprias, a discografia de Targino Gondim apresenta “remakes”  de canções de Luiz Gonzaga e já gravou junto a artistas como Margareth Menezes, Elba Ramalho e Dominguinhos.  Seu primeiro CD independente foi gravado em 1995, seguindo-se dezenas de outros.  Em 2001, a gravadora “Geléia Geral”, de Gilberto Gil lançou a nível nacional o CD “Dance forró mais eu”. Desse ano em diante não parou mais de gravar.

Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda a  Europa.

Em 2009 lançou o projeto Canções de Luiz, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música). Durante o III Festival Internacional da Sanfona Targino lança o seu primeiro CD instrumental.

São muitos os artistas que se tornaram os maiores divulgadores da musica nordestina dentro e fora do Brasil.  Targino Gondim está entre eles, para alegria de seus incontáveis admiradores. 

 

  

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!