Offline
Assisão: criador de diversos sucessos do Forró
13/08/2020 15:12 em Notícias

Nascido na Fazenda São Miguel, zona rural de Serra Talhada no dia 5 de maio de 1942, Assisão, cujo nome de batismo é Francisco de Assis Nogueira, desde criança já mostrava talento para cantar e compor. Durante sua adolescência pensou em ser médico, chegou a morar no Recife e estudar no Colégio Salesiano, onde fez curso preparatório para prestar vestibular. Entretanto acabou desistindo antes da conclusão e voltou para sua terra natal.            

Gravou seu primeiro compacto em 1962 pela extinta  gravadora Rozenblit, quando ainda fazia parte do grupo “Azes do Baião”. Estima-se que Assisão tenha vendido em sua carreira aproximadamente 3 milhões de discos.            

Assisão é considerado um artista inovador. Ele foi um dos primeiros forrozeiros a introduzir, ainda nos início dos ano 80, os sons produzidos pela guitarra, baixo, teclado e bateria nas suas músicas. Mesmo com essa nova roupagem ele não deixou de produzir o autêntico forró.

O cantor faz parte de uma geração de forrozeiros, entre eles, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Flávio José, Novinho da Paraíba, que são os baluartes do verdadeiro forró, o original, aquele de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro, do Trio Nordestino e de Dominguinhos.  Assisão contínua, sendo umas das grandes atrações nas maiores e melhores festas juninas do país, como em Caruaru e Campina Grande.   

 

           

Outra coisa que notabilizou o cantor foram as suas inúmeras apresentações em programas de TV, como o “Clube do Bolinha”, na TV Bandeirantes, de São Paulo,  na década de 80, e em vários outras emissoras do país ao longo dos anos 90.         

Assisão já lançou mais de 50 discos e é autor de mais de 700 composições. Suas músicas também fazem sucesso na interpretação de outros cantores como Elba Ramalho e o Trio Nordestino. Entre os seus grandes sucesso se destacam: ”Alegria e Sorriso”, “Peixe Piaba” “Eu Tenho Uma Novinha Pra Você”, “Agora é Forró Que Vamos Ter”, “Pau Nas Coisas”, “Pequenininha” que já possui mais de 240 regravações, e “Fogueirinha”, que é considerada por muitos com um dos Hinos do São João.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!