O Forró de duplo sentido de Genival Lacerda: um ídolo do Brasil
10/06/2020 19:49 em Notícias

Genival Lacerda  nasceu em Campina Grande no dia 5 de abril de 1931. Na sua cidade natal ensaiou os primeiros passos como cantor e compositor, mas foi no Recife, a partir da década de 50, que sua carreira artistica desabrochou definitivamente. 

Em 1955, Genival gravou seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa “Coco de 56”. Em 1964, incentivado por Jackson do Pandeiro, seu concunhado, foi para o Rio de Janeiro trabalhar em casas de forró. Só a partir de 1975 é que o Brasil passou a conhecer mais de perto Genival Lacerda, depois que ele lançou “Severina Xique-Xique”, cujo verso “ele tá de olho é na butique dela” tornou-se dito popular e uma marca caracteristica da musica de duplo sentido, da qual ele se especializou para se copnsagrar perante o grande publico brasileiro.  Graças a essa  composição, de parceria com o compositor João Gonçalves, ele chegou a vender cerca de 800 mil discos.

 

Em 1976 lançou o album “Vamos Mariquinha”, com as faixas "É Aí que Você se Engana", "Forró da Gente", "Sanfoneiro Alagoano", "Eu Preciso Namorar" e "A Mulher da Cocada". 

Em abril de 2010, a cantora Ivete Sangalo (que se preparava para um show no Madison Square Garden, de Nova York, no fim do mesmo ano), gravou,  em dueto com Genival,  a composição  "Chevette da Menina". A música, cuja personagem central se chama Ivete, narra, num tom jocoso e de duplo sentido, a história de uma moça que supostamente empresta seu Chevette a um conhecido e o recebe todo machucado. O refrão diz:"Coitadinha da Ivete / Facilitou, estragaram seu Chevette / Mas coitadinha da Ivete / Em menos de uma semana estragaram seu Chevette".  

Foi o sucesso que consagrou definitivamente o querido cantor paraibano de Campina Grande. Seus principais sucessos são:  “Severina Xique Xique”, “De quem é esse jegue?”,  “Radinho de Pilha”, “Galeguim do zoi azu”, “Caldinho de Mocotó”, “O Chevete da Menina”, "Mate o Véio" entre muitos outros.       

     

Genival Lacerda faleceu no dia 07 de janeiro de 2021 vítima da Covid19 no Recife . Deixando uma legião de admiradores por todo o Brasil. 

Baixe Aqui:

EP Pai e Filho - Genival Lacerda e João Lacerda

Genival Lacerda - Todas As Caras (2015)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!