Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Cylene Araújo: a cantora do maior show do mundo
16/05/2020 00:27 em Notícias

Ela faz parte do Livro dos Recordes por ter conseguido cantar durante 50 horas ininterruptas (dois dias e duas horas) um repertório de 600 musicas em homenagem ao Rei Luiz Gonzaga.  Foi em São Paulo, em dezembro de 2000 e foi registrado pela imprensa do Brasil inteiro no Centro de Lazer Patativa, na Zona Sul da capital paulista. Cylene Araújo é detentora desse feito, que está registrado no livro “O maior forró do mundo – a história do supershow de 50 horas”.          

Nascida em Vertentes, interior de Pernambuco, Cylene veio ainda criança morar no Recife. Começou a demonstrar tendência para as artes fazendo teatro infantil aos 5 anos de idade. Três anos depois participou do programa “Catavento”, da TV-Jornal,  integrando o coral “Meninos Cantores de Pernambuco”. Quando o programa acabou em 1979 ela foi para a TV-Universitária e ao lado do Palhaço Belezinha (João Moreno) apresentou o programa “Mundo Mágico”.           

No inicio da carreira, Cylene cantava musicas dos repertórios de Maria Betânia e Rita Lee até se decidir fixar sua trajetória na raiz musicalnordestina passando a cantar forró, xote, baião, frevo e ciranda.  Já gravou mais de três dezenas de discos, incluindo DVDs. 

 

Outra faceta de Cylene Araújo é gostar de escrever, principalmente sobre a cultura popular. De sua autoria é a obra “Dona Duda - a primeira Cirandeira do Brasil”. Outro livro foi sobre emboladas e repentes, com a dupla Caju & Castanha.  E o seu ultimo trabalho retratou a figura de Irmã Ivã, do Convento de São Francisco de Assis, do Cabo de Santo Agostinho.           

Aproveitando a explosão do forró em 1996, Cylene foi para São Paulo e participou da maioria dos programas musicais de Televisão, transmitidos em rede nacional.  Já ultrapassou as fronteiras do Brasil se apresentando em Portugal, onde costuma voltar todos os anos.                 

Atualmente, mantem o programa “Forrobodó”, na Rádio Universitária FM, onde procura destacar o artista e a musica regional.

Cylene é casada com o musico Jorge Ricardo e o casal não tem filhos, fomando um par harmonioso pela música e pela felicidade de estarem juntos há mais de 35 anos. Sobre o publico, Cylene Araújo define: - “ O aplauso é tudo na vida do artista. É a expressão do carinho do fã, o reconhecimento do nosso trabalho”.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!