Offline
Ivo de Xambá e Byll de Olinda são eleitos homenageados do carnaval 2020
11/02/2020 10:25 em Carnaval de Pernambuco

O babalorixá Ivo de Xambá e o artista plástico Byll de Olinda (em memória). Esses são os homenageados do Carnaval de Olinda 2020 após votação popular que envolveu dez nomes que contribuíram para a construção da cultura olindense. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (10.02), na Praça do Carmo, com a presença do prefeito, Professor Lupércio.

Com toda sabedoria que faz dele o responsável por manter as tradições religiosas da Nação Xambá, o primeiro a receber a placa comemorativa foi o babalorixá Ivo de Xambá, que no discurso de agradecimento disse que a honraria não era só dele. “É de toda comunidade negra, é essa força que está representada aqui”, afirmou. Ele recebeu 1444 votos.

Representando o pai falecido em 2019, estava a filha de Byll de Olinda, que recebeu 625 votos. “O meu nome é uma homenagem que ele fez para essa cidade. Uma prova de amor que a cidade agora retribui”, disse Olinda Aguiar.

O prefeito, Professor Lupércio, lembrou que a votação foi popular e passou por vários locais da cidade. “Estamos falando de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e são dez pessoas que representaram e continuarão representando bem esse legado. Parabenizo aos dois vencedores”, reforçou o gestor.  A votação foi uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Rede Globo.

 

COMENTÁRIOS