Nascido em Ipojuca, Raminho do Acordeon veio morar no Recife criança e influenciado pelo pai, foi tomando gosto pelo forró. Ainda adolescente, aprendeu a puxar o fole da sanfona, doada pelo seu pai, e como admirador de Luiz Gonzaga, começou a fazer apresentações cantando as musicas imortalizadas pelo Rei do Baião.
Foi descoberto pela Banda Maia e daí por diante muitas celebridades do forró passaram pelo seu caminho, como o próprio Gonzagão, Dominguinhos, Arlindo dos 8 Baixos e tantos outros. Atuou ao lado de Alcymar Monteiro, Novinho da Paraíba e Israel Filho, só para citar esses de muitos outros.
Algumas de suas apresentações mais importantes foram no Festival de Inverno de Garanhuns, no Clube Português, Sala de Reboco e Clube das Pás. Com três discos gravados “Conflito de Amor” com várias composições de sua autoria e de alguns parceiros, gravado em 1995, “Saudade do Rei”, uma homenagem ao saudoso mestre Luiz Gonzaga, com canções do Rei do baião e músicas de sua autoria e o seu mais recente trabalho homenageia a cidade de Itapissuma.
Sanfoneiro, cantor, compositor e produtor artístico, Raminho do Acordeon está na lista dos melhores interpretes do genuíno forró pé de serra e um batalhador pelas raízes da nossa cultura popular.