Offline
Helio Donato: forrozeiro pernambucano
26/03/2019 23:52 em Notícias

O cantor e compositor Helio Donato, teve como berço musical o interior de Pernambuco, mais precisamente a região de Carpina. Desde criança conviveu com a música, através de seus pais. Sua mãe, Ana Gomes V. Donato, dona de uma linda voz e seu pai Esperidião Virgínio Donato ao violão, formavam uma bela dupla que animava os alpendres e embalava o sono dos rebentos.Vivendo a maior parte do tempo na Capital, nunca esqueceu a infância na zona rural, sempre voltado para os hábitos e a cultura matuta. Era atraído pelo gênero musical predominante no Nordeste, o forró. E era assim que ouvia bastante Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Azulão, Marinês e Jorge de Altinho. Foi dessa maneira que tomou gosto pelo toque nordestino e enveredou sua jornada artística.

Iniciou sua carreira musical pelo prazer de cantar com irmãos e amigos. Em pouco tempo, já participava de encontros informais e festas ao lado de renomados músicos como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Anchieta Dali, Kátia de França e Paulo Matricó. O que era apenas diversão tomou caráter profissional e, desde então, Helio Donato passou a se apresentar em conhecidos redutos musicais.

Sua musicalidade agrega instrumentos que vão da guitarra à sanfona, resultando em uma melodia envolvente e dançante.

Helio Donato lançou seu primeiro trabalho, o CD Forrozando, numa produção de Luciano Magno, que contou com a participação de Santana – O Cantador, do Mestre Camarão e de Arlindo dos Oito Baixos, possui quinze músicas, todas de sua autoria, sendo três delas em parceria.

Vale relembrar aqui trechos da apresentação do CD, assinada por Paulo Carvalho, Pesquisador Musical: “...O CD Forrozando trata com muito bom gosto das nossas raízes, da nossa região, d o dia-a-dia, dos sentimentos mais puros do povo nordestino.”

Seu segundo trabalho ocorreu no primeiro s emestre de 2015, quando Helio Dona to lançou o álbum Forrozando 2 , contando com a participação do cantor e poeta Paulo Matricó e contendo catorze músicas autorais inéditas, ent re baiões, xotes, marchinhas e ainda um galope e um merengue, com um a sonoridade que permite uma praz erosa apreciação, tanto para ouvir quanto para dançar.

Assim afirmou Marcondes Sávio, apresentando o CD O Forrozando 2: “...Se tivesse que resumir o sentimento, eu diria que este trabalho tem cheiro de mato e gen te, poesia da terra e remete aos forrós pé-de-serra dos lugares mais distantes, onde existem pessoas decentes e felizes com vida simples...”

Em sua trajetória, Helio Donato tem se apresenta do no Ciclo Junino promovido pela Pref eitura do Recife e em eventos pelo interior do Estado, além de apresentaçõ es em casas de shows e diversos eventos particulares na capital e no interior.

Nos anos de 2011 e 2012, Helio Donato participou do Projeto Vitrine, apresentando um excelente show no auditório dos D iários Associados (Diário de Pernambuco), com boa repercussão na mídia local.

Helio Dona to também integra o livro “ MPB-Compositores Pernambucanos” - Coletânea bio-músico-fonográfica – 10 anos de história - Editora Cepe, elaborado por Renato Phaelante, onde é relatado um pouco da sua história biográfica.

Atualmente, Helio Donato dedica-se também à elaboração do seu terceiro trabalho autoral, ainda sem previsão de conclusão.

 

(81)9.9969-5506 - heliodonato62@gmail.com - f/helio donatoforrozando 

   

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!