Offline
A história de Dorgival Dantas
18/09/2018 18:26 em Notícias

Conhecido como "O Poeta", por suas músicas serem verdadeiras poesias de amor, o sanfoneiro, compositor, tecladista e cantor DORGIVAL DANTAS, ingressou na carreira musical aos 14 anos de idade, influenciado pelo pai, Cícero Dantas que também era sanfoneiro.

Aos  17 anos, fascinado pelo som do teclado e do acordeon, acompanhava vários artistas locais. Mesmo com as dificuldades que um músico do interior do país passa, já era um profissional com destaque, antes mesmos de completar seus 21 anos, época em que já se apresentava por diversas casas da capital Natal, onde fixou residência. Na cidade fez parte da banda “Show Terríveis” ficando até 1997.

Foi no mesmo ano (1997), disposto a ganhar o nordeste e o país, segue rumo ao Ceará, indo morar em Fortaleza. Não demorou muito para conseguir mostrar seu valor musical, sendo convidado para tocar com a dupla Sirano e Sirino... Ainda em Fortaleza, passa a ser o diretor musical do conhecido nacionalmente e internacionalmente, Pirata Bar. Ali produziu grandes artistas e bandas de forró com quem ganhou destaque como produtor e compositor.

O apelido de “Poeta” que carinhosamente recebeu daqueles que o admiram, seus amigos do interior do Rio Grande do Norte, justifica a extensão do seu trabalho e a consagração de suas obras. Em 2006 lança pela Universal Music o seu primeiro CD oficial “O Homem do Coração”, com destaque para as músicas “Coração”, “Eu não vou mais chorar” e “Porque”.

Em 2007, o álbum “Primeiro Passo”, foi lançado e também ganhou turnê pelo Brasil. Em 2011 o álbum duplo “Quanto Custa”, com canções que se tornaram sucesso nacional como, “Paixão Errada”, “Forró só Presta Assim” e “Coração Teimoso”.

Em 2012 veio o CD “Sanfona e Voz”, mais um álbum recheado de sucessos como “KKK”, “Acabou na Lama”, entre outras, consolidando ainda mais a posição de “Dorgi”, como um dos maiores nomes da música nacional.

Em setembro de 2014, foi a vez de “Simplesmente Dorgival Dantas”, um  CD/DVD gravado ao vivo na casa de shows Musique, em Fortaleza que contou com a participação de grandes nome da música que já gravaram composições de Dorgival como o cantor Bell Marques, as dupla Cesar Menotti &Fabiano e Jorge & Mateus, o sanfoneiro Chambinho além de outros amigos como Xand Avião, Solange Almeida e Flávio José. Destaque para a participação de Cícero Dantas, seu filho que faz um dueto na canção uma das canções.

Hoje, pode-se dizer que o multi-instrumentista e artista Dorgival Dantas possui 33 anos de carreira. No currículo invejável também constam canções interpretadas por grandes artistas como Flávio José, Bruno e Marrone, Alexandre Pires, Tchê Garotos, Frank Aguiar, Michel Teló, Aviões do Forró e apresentações marcantes com artistas como Solange Almeida, Xand Avião e a cantora Anitta.

De lá para cá, Dorgival também deixou seus créditos em trilhas de novelas da Rede Globo: “Barriguinha”, em Malhação gravada pelo Aviões do Forró; - a consagrada "Você Não Vale Nada", hit de Norminha (Dira Paes), na novela "Caminho das Índias, nas vozes da banda Calcinha Preta; - “Pode Chorar”, trilha sonora de "Araguaia" e “Amor Covarde”, em "Fina Estampa", ambas nas vozes da dupla Jorge e Mateus.

Em novembro de 2017, Dorgival Dantas embarcou em sua primeira turnê pela Europa, levando o forró para seus conterrâneos brasileiros e amigos europeus. Amsterdam (Holanda), Zurique (Suiça) e Lisboa (Portugal) receberam de braços abertos o Poeta, nessa viagem que tem registro disponível no seu canal no Youtube.

No dia 01 de maio de 2018, Dorgival Dantas lotou a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, para a gravação do seu segundo DVD, o “Minha música, nossa história”. Em um cenário de 120m/2 de LED (alta definição) em formato de fole de sanfona, o renomado diretor Anselmo Trancoso “orquestrou” o espetáculo ao lado do diretor geral do projeto, André Dantas. A gestão artística ficou por conta da Luan Promoções e Eventos e a produção executiva nas mãos da Pequena Notável. O público que ocupou o espaço, cantou, dançou e se emocionou com um repertório de músicas inéditas e também de grandes sucessos do potiguar que junto com Sidinho Leal, dividiu a produção musical.

Apesar da agenda lotada de shows por todo o país, Dorgival sempre encontra tempo para estar presente nas redes sociais, seja com seu canal oficial no Youtube, com mais de 300 mil seguidores, onde compartilha semanalmente vídeos em que interpreta suas composições e canções de artistas que lhe inspiram, ou no Instagram e no Facebook, onde divide com seus seguidores um pouco do seu dia a dia com a família ou na estrada. Visite seu site oficial: http://www.dorgivaldantas.com.br/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!