Ozi dos Palmares
15/06/2018 14:41 em Notícias

O cantor e compositor Ozi dos Palmares, como seu próprio nome denuncia, é pernambucano da cidade localizada na zona da mata do estado. Em casa, começou a tomar gosto pela música, desde muito cedo, ora ouvindo os ensaios de clarinete que seu pai realizava, como integrante da Banda dos Ferroviários, ora dedicando-se a escutar as canções transmitidas por uma velha radiola, se possível, ao longo de todo o dia.

As influências que recebemos na infância e adolescência, provavelmente permanecerão intrínsecas por toda a vida adulta. Ozi cresceu e viveu cercado da diversidade e da riqueza cultural presente na sua Palmares, celeiro de grandes nomes como o poeta Ascenso Ferreira, do escritor Hermilo Borba Filho e do artista plástico Darel Valença.

Manifestações populares comumente desfilavam pelas ruas através de maracatus, cirandas, blocos, caboculinhos, cantadores, emboladores e repentistas de ruas e feiras livres. Nesse fervilhar de poesias, artes plásticas, teatro, música e manifestações folclóricas aflorou no então menino, um apelo à inteligência musical.

A partir de então, o músico já existente em Ozi, tocou em caixotes e latas improvisadas. Cresceu, pesquisou, conviveu com múltiplos estilos e hoje traça seu próprio caminho com originalidade. Seu trabalho revela a musicalidade que o surpreendeu na infância e na juventude, construída com um enorme sentimento de amor à terra, sempre presente em suas composições e em sua maneira ímpar de executar e interpretar uma canção.

A riqueza de sons e as dificuldades do Nordeste fizeram com que Ozi não fugisse à regra da inventividade e da criatividade humanas. Ele consegue fazer fluir sons interessantes de sua garganta, solando músicas com a voz, como se ela fosse um instrumento. É um trabalho inédito na música brasileira, explorando ritmos diversos.

Dentro de sua trajetória, destacam-se alguns acontecimentos:

• Alguns Projetos: 

• Indicado para o 9º Prêmio da Música de Pernambuco 

• “Seis e meia” no Teatro do Parque em Recife, abrindo o show do músico Sivuca; SESC/Bauru – SP; SESC/ Piracicaba – SP; SESC Ipiranga/SP; Salão Nobre da Unesp/Bauru; “Arte nas ruas” – Sec. Cultura da Cidade de São Paulo

• Participação no “Novo Festival Record de MPB”, no Olympia – SP/92; Universidade Católica de Pernambuco;

• Discografia - Autorais

CD “Estreia” – 1997

CD “No canto da boca” – 2002

CD “Vontade” – 2007

CD “Arrelique” – 2017 

• Discografia – em parceria

Projeto Forroboxote -Vol 5, 6, 7, 8 e 9 – Xico Bizerra- Recife/PE

Musica Popular Nordestina – Adelson Viana – Fortaleza/CE

Forrozança – Som da Terra – Recife/PE

• Convidado especial no show do músico baiano, Xangai, no Teatro do Parque, Recife/PE;

• Convidado especial do músico Dominguinhos em shows na “Sala de Reboco” – Recife/PE; Estância Turística de Barra Bonita/SP; Virada Cultural em Araraquara/SP;

• Convidado especial em show da Spok Frevo Orquestra: no SESC Araraquara, Teatro Municipal de Ribeirão Pedro e no Carnaval Multicultural no Marco Zero- Recife/PE.

• Convidado especial de Geraldo Maia no Passo do Frevo – Recife/PE;

• Participação no 7º Prêmio da Música Pernambucana – Acinpe – Teatro Santa Isabel, Recife/PE 

 

 

(81) 99529-0637 - ozimusica@gmail.com 

 

COMENTÁRIOS