O GRIÔ (Grupo Musical) nasceu em 18 de julho de 2008, e ao longo de sua trajetória, vem agregando valores dentro e fora dos palcos pernambucanos, em meio a congressos, seminários e festas populares. No primeiro semestre de 2017, o Grupo montou um projeto intitulado "Quem Vai, Quem Vem?".
Trata-se de um refinado Forró Afro Erudito, que ratifica a qualidade de suas pesquisas e fusões musicais de sonoridades da Cultura Popular e Cultura Erudita. O presente projeto homenageia três personalidades ilustres da região nordestina: Luiz Gonzaga, representando Pernambuco, Cátia de França, representando a Paraíba e Belchior, representando o Ceará. E quem representa essas figuras pra lá de boas é o griô Felipe Nascimento, numa brincadeira boa arretada pra quem gosta de se divertir e forrozar.
O Griô traz em sua base sonora a mescla entre as músicas da Cultura Popular com a Erudita. Em meio às suas composições autorais, oferta em seu repertório uma variedade de gêneros como: maracatu, ciranda, baião, coco e frevo. Promovendo uma simbiose com a música de Vivaldi, Sa grama, Vila Lobos, Bach, Beethoven, dentre outros. Tendo como elemento marcante o contraste do violino com os tambores e os demais universos percussivos de matriz africana.
O projeto de Forró Afro Erudito do Griô preserva as características já existentes no grupo, tais como: profissionalismo e criatividade. Com isso, o público só tem a ganhar, pois tem a oportunidade de vivenciar numa mesma apresentação uma proposta rica e inovadora, a qual utiliza-se dos mais variados ritmos e estilos. Sem perder sua originalidade, o Griô mantem o compromisso de levar alegria e reflexão ao seu público, através de composições de conteúdo social e sem se distanciar de sua essência regional.
Griô é o jeito brasileiro da palavra francesa “griot” e significa: Contadores de História, músicos, poetas popularese importantes agentes da cultura. Na tradução oral, a palavra tem o poder, o significado divino e um compromisso com a verdade. Os griôs alegram os eventos de uma comunidade e têm o poder de brincar e enfeitar as palavras. Em 2018 o Griô vem inovando seu repertório comnovidades da nossa cultura nordestina. Dentre elas: Trio Nordestino, Zé Ramalho, Alceu Valença, dentre outros.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.