Offline
MENU
Central do Artesanato reúne 60 expositores no Carnaval do Recife 2026 e fortalece economia criativa
Espaço oferecerá produtos com temática carnavalesca, serviços de customização e Espaço Beleza com maquiagens para foliões e turistas
Por Cláudio Rocha
Publicado em 23/01/2026 12:37
Carnaval de Pernambuco

A Central do Artesanato do Carnaval do Recife 2026 vai contar com 60 expositores, reunindo o melhor da produção artesanal local para turistas e foliões. No espaço, será possível encontrar fantasias, acessórios, roupas com temática carnavalesca e diversas peças de artesanato em couro, cerâmica, madeira, crochê, pintura, macramê e bordados, entre outras tipologias.

Além da comercialização, a Central disponibilizará serviços como customização de abadás e fantasias, pequenos consertos e o Espaço Beleza, com produção de maquiagens carnavalescas com muito brilho e criatividade, além de penteados — oferecendo ainda mais praticidade para quem vai cair no frevo.

CAPACITAÇÃO E MELHOR ATENDIMENTO - Com foco em qualidade e acolhimento ao público, as expositoras e os expositores selecionados por meio da curadoria do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Recife, o Prodarte, participarão de capacitações promovidas pela Escola de Empreendedorismo do Recife, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP).

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão, o Carnaval é um momento estratégico para valorização da cultura e dinamização da economia. “O Carnaval é um momento especial da nossa arte e cultura e a Central do Artesanato chega para integrar ainda mais essa sinergia de alegria, divulgando e fortalecendo o trabalho dos nossos criativos e gerando renda para as expositoras e os expositores, movimentando toda a cadeia produtiva do Carnaval”, afirma.

RESULTADOS E EXPECTATIVA - No Carnaval de 2025, as ações da STQP — incluindo a Central do Artesanato, a Economia Solidária e os polos descentralizados — alcançaram faturamento de mais de R$ 2 milhões. Para 2026, a expectativa é de um crescimento em torno de 20%, acompanhando o cenário positivo de empregabilidade e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à economia criativa e o empreendedorismo. 

 

Serviço:

A Central do Artesanato vai funcionar no (LOCAL), a partir do dia 11 de fevereiro (quarta-feira pré-carnavalesca), das (HORÁRIO) às (HORÁRIO).

Comentários
Comentário enviado com sucesso!