Offline
Ivan Ferraz é indicado ao Troféu Onildo Almeida
Notícias
Publicado em 12/09/2024

O cantor, compositor e apresentador Ivan Ferraz, é um dos indicados ao Troféu Onildo Almeida, premiação organizada pelo Centro de Tradições Culturais do Nordeste (CTNC), que celebra os artistas nordestinos que se destacam em suas respectivas áreas de atuação. Nesta etapa, são 40 artistas disputando 10 vagas. Assim como Ivan, a lista conta com grandes nomes da cultura nordestina. Para participar da votação, é só clicar aqui.

 

Ivan Ferraz 

Ivan Ferraz é o nome e sobrenome de um pernambucano, nascido em Floresta (PE), que desde a infância conviveu com a musica, já que sua avó e sua mãe tocavam bandolim.  Com pouco mais de 10 anos de idade assistiu a um show de Luiz Gonzaga.  Foi o bastante para aquele menino se interessar pela musica nordestina, passando a pesquisá-la com muita intensidade até os dias de hoje.  Em 1970, já morando no Recife, formou-se em Comunicação Social.  Cinco anos depois concluiu o curso de Radialismo e foi trabalhar no Departamento de Divulgação da extinta Fábrica de Discos Rozenblit – a única do  Norte-Nordeste do País.

Aí, o garotinho que conheceu o “Rei do Baião” com 10 anos de idade, passou a viver mais próximo de grandes nomes da musica regional, como o próprio Gonzagão,  e mais   Jackson do Pandeiro,  Capiba,  Luiz Queiroga, Jacinto Silva, Rui de Moraes e Silva,  os Irmãos Valença e os maestros Duda e  Edson  Rodrigues, entre outros.  Em 1977, gravou um compacto na própria Rozenblit, cantando o seu primeiro xote - “Riqueza do Sertão”. Daí por diante, Ivan participou de muitas gravações. Hoje, tem 9 LPs lançados por gravadoras de âmbito nacionais (Rozemblit-PE, Copacabana – SP, Chantecler –SP, Polygram-SP e Polydisc – PE), 11 CDs e 1 DVD gravado no Teatro de Santa Isabel no Show Baião dos Dois – Homenagem à Luiz Gonzaga e Zé Dantas. 

Ivan Ferraz fez carreira brilhante como comunicador no rádio e na televisão, sempre enaltecendo a musica regional.  Estreou com o programa “O Forró de Ivan”, na Radio Capibaribe.  Em seguida, apresentou “Nordeste, Poesia e Forró”, na extinta TV-Tropical, hoje chamada TV-Pernambuco, do Governo do Estado. Esse mesmo programa passou a ser chamado “Forró, Verso e Viola”, que ficou como sua marca definitiva. 

Emoções na longa carreira foram inúmeras. A mais significativa foi quando foi homenageado por Luiz Gonzaga e com ele cantou num show na AABB, na cidade de Serra Talhada.

Em outubro de 2000, o programa “Forró, Verso e Viola” estreou na Radio Universitária FM (99.9), Emissora da  Universidade Federal de Pernambuco, onde continua no ar, de segunda a sexta-feira, das 4 às 6 da tarde, sempre divulgando  toda a  diversidade da cultura nordestina.  O programa também pode ser acompanhado pela Internet no site http://www.tvu.ufpe.br

Acesse Também: http://ivanferraz.blogspot.com.br/

Comentários
Comentário enviado com sucesso!