Offline
Inventário do Forró Tradicional no Interior de Pernambuco
10/05/2023 12:59 em Notícias

O presente projeto contempla a realização de um inventário das matrizes tradicionais do forró no interior de Pernambuco, nas localidades de Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Sertânia, Petrolina, Bodocó, Exu, Tacaratu e Floresta. O projeto está sendo realizado pela Associação Respeita Januário e tem como dirigentes os músicos-pesquisadores-professores Climério de Oliveira Santos (Coordenador Geral), Carlos Sandroni (Coord. Regional do Sertão) e Amilcar Bezerra (Coord. Regional do Agreste). A equipe é formada por dezoito pessoas (pesquisadores e técnicos em áudio, audiovisual, fotografia e produção), incluindo profissionais do Recife e de cidades do agreste e do sertão.

Através de uma incursão etnográfica nos onze municípios, a pesquisa vai entrevistar pessoas (musicistas, produtores(as) culturais e outros(as) agentes ligados(as) ao forró tradicional), assim como vai mapear lugares simbólicos, entidades e comunidades forrozeiras dos referidos municípios (cidade-sede e suas vilas/ distritos). A equipe é formada por 18 pessoas (pesquisadores e técnicos em áudio, audiovisual, fotografia e produção), que lançam mão da sua especialidade e sua sensibilidade para ouvir os fazedores, dialogar e registrar os saberes e as demandas desses especialistas do forró: suas técnicas, processos criativos, seus objetivos, anseios, desejos, desafios, os obstáculos e as dificuldades que enfrentam. Ao final, o projeto apresentará um relatório com texto, fotos, registros sonoros e vídeos contendo um inventário das matrizes tradicionais do forró no estado. O relatório vai elencar e discutir aspectos e indicadores relevantes, no sentido de subsidiar a criação de políticas de salvaguarda, apoio, fomento e difusão do forró tradicional.

As “matrizes tradicionais do forró” coexistem, neste século XXI, com o forró como gênero de canção popular em suas diversas vertentes. O projeto reconhece a importância de registrar uma pluralidade musical e cultural no âmbito da tradição, incluindo diversos instrumentistas ligados ao forró – sanfoneiros de oito baixos e de teclado, rabequeiros, pifeiros, zabumbeiros, entre outros –, pessoas de diferentes gêneros e faixas etárias, grupos pertencentes a minorias, priorizando os fazedores e as fazedoras mais experientes.

O projeto Inventário do Forró Tradicional no Interior de Pernambuco é financiado através do Funcultura (Fundo de Incentivo à Cultura – Governo de Pernambuco) e tem o acompanhamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por meio de uma parceira firmada entre a Ass. Respeita Januário e a referida instituição.

Este projeto é um desdobramento do Inventário Nacional das Matrizes Tradicionais do Forró, licitado e supervisionado pelo IPHAN, coordenado nacionalmente pela Associação Respeita Januário, iniciado em 2019, que englobou 14 estados brasileiros e resultou na efetivação do registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil em dezembro de 2021. A Associação Respeita Januário, sediada no Recife-PE, é a instituição brasileira que mais realizou pesquisas de inventários de bens culturais imateriais sob a supervisão do IPHAN.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!