O maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música. Sua origem vem da época do Brasil colonial e representa uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
Existem dois tipos bem diferentes de maracatus: o nação e o rural. O maracatu nação é típico da zona metropolitana do Recife e é o ritmo afro-brasileiro que existe há mais tempo. O batuqueiro e os instrumentos usados por ele são muito importantes nesse tipo de maracatu. Já no maracatu rural o caboclo de lança é a figura mais importante do grupo. Enquanto o maracatu nação surge como o cortejo de uma corte imperial; no maracatu rural o cortejo representa as brincadeiras dos trabalhadores rurais.
De uma forma ou de outra, o certo é que o maracatu representa uma das mais vivas tradições do Carnaval de Pernambuco.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.