Reunião Solene para entrega do Título de Cidadão do Recife ao cantor João Lacerda
12/05/2022 07:55 em Notícias

Ele é natural de Campina Grande (PB), mas desenvolveu grande parte de sua carreia musical em Pernambuco. O cantor, compositor e produtor João Lacerda Neto, 43 anos, filho de Genival Lacerda, agora é também cidadão recifense. Ele recebeu o título em reunião solene realizada nesta quarta-feira (11), por iniciativa do vereador Fabiano Ferraz (Avante). “Para mim é uma honra e uma alegria fazer a entrega deste título mais que merecido. São mais de 30 anos de carreira deste artista que se apaixonou por nossa cidade e aqui reside desde 1996”, disse o parlamentar.

A solenidade foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), que formou a mesa com o vereador proponente do Projeto de Decreto Legislativo; o deputado estadual e ex-vereador Wanderson Florêncio; o homenageado, João Lacerda Neto; o  fundador e  membro da Orquestra Botelho Frevo e Folia, Alexandre Botelho; o empresário e proprietário da Sala de Reboco, Rinaldo Ferraz; e o empresário e proprietário do Aconchego do Matuto, Lulinha. Após a formação da mesa, Salazar convidou a todos os  presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O homenageado João Lacerda Neto tem realizado shows no Recife desde o ano de 2007. Ele participa ativamente do Carnaval do Recife, realizando apresentações em polos e cantando em blocos como o Carnavalesco Pacu do Bico Doce, no Bairro do Engenho do Meio. Durante sua trajetória musical, participou de vários eventos beneficentes como os seguintes: Forró da terceira idade no Geraldão (2013), Fenahall e Fenearte, Projetos na LBV Recife Pernambuco, Forró do NACC, Forró Iluminado da AACD, Projeto Amigos dos Mercados, Parceiros dos Mercados, entre outros. Todos eles são projetos que levam música e cultura aos mercados públicos, ajudando, assim, a arrecadar gêneros alimentícios para doação e gerando diretamente um aumento do faturamento dos permissionários daquele setor.

João Lacerda Neto já recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife, através de Indicação da então vereadora Aline Mariano, pelo Dia Municipal do Forrozeiro no Recife e pela contribuição à cultura da nossa cidade. João também recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, por sua contribuição ao forró, xote e frevo pernambucano.

Discursos - Em saudação ao novo cidadão recifense, o vereador Fabiano Ferraz fez uma retrospectiva da vida de João Lacerda e disse que a primeira composição de sua autoria foi gravada quando ele tinha 11 anos. “João cresceu dentro da música e aos 11 anos surgiu a oportunidade de ele gravar a música Dengo da Menina, em 1990, no disco do seu pai. Desde então, ele enfrentou o desafio de ser o filho do grande Genival Lacerda”, disse. Genival Lacerda morreu em 2021, aos 89 anos, por complicações da Covid-19.

Fabiano Ferraz também ressaltou que João Lacerda Neto “sempre buscou a divulgação da cultura pernambucana por todo o Brasil, notadamente o forró”. E acrescentou que era “por causa da importância cultural do homenageado que hoje faço a entrega deste título”, frisou. Após o discurso, o vereador entregou a cidadania, com a respectiva medalha, e teve uma apresentação de frevo da Orquestra Botelho Frevo e Folia.

João Lacerda Neto foi convidado a ocupar a tribuna e fazer suas colocações. Ele disse que são mais de 25 anos de amizade com o vereador, que estava feliz, mas não esperava a homenagem. Falou também que uma coisa era subir num palco para cantar, mas que outra emoção era de ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife para receber o título e fazer o discurso. “Este prêmio eu vou guardar com muito carinho. Este dia de hoje ficará para sempre em minha vida. Muito obrigado a todos”. Em seguida, foi feita a apresentação de forró dos artistas populares Luiziano do Acordeon e Nerilson Buscapé. Eles cantaram músicas do repertório de Genival Lacerda.

O vereador Samuel Salazar agradeceu pela oportunidade de ter presidido a reunião solene e disse que “na vida a gente não escolhe onde nascer, não é uma decisão pessoal. Mas onde vamos morar e constituir família é uma decisão nossa. Carregar este título, portanto, é uma grande homenagem. Este título é de autoria de Fabiano Ferraz, mas foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e vereadoras desta casa”. Samuel convidou a todos os presentes para que, de pé, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife no encerramento da reunião solene.

Fonte: Câmara Municipal do Recife

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!