Zequinha dos 8 Baixos nos deixou na última quarta-feira (18)
Batizado com o nome de José Aleixo de França, ele foi um instrumentista e compositor, natural do Cabo de Santo Agostinho/PE. Mestre na arte do fole de oito baixos, herdou do pai, também tocador de fole. Zequinha dedicou mais de 40 anos à cultura popular, divulgando e valorizando o tradicional forró pé de serra.
Ao longo de sua carreira, Zequinha colecionou histórias e momentos marcantes, como a forte amizade com seu ídolo, o mestre Arlindo dos 8 Baixos. Juntos, eles promoveram encontros no sítio da família Aleixo, regados pelo som da sanfona.
O mestre foi homenageado no 1º Encontro de Sanfoneiros, realizado na cidade do Cabo de Santo Agostinho, em 2006. Daí por diante surgiram novos convites e seu estilo musical foi ganhando espaço nos grandes eventos.
Por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, no mês de julho deste ano, foi lançado o documentário “Mestre Zequinha dos 8 baixos – De pai pra filho”, dirigido e produzido por Luis Vitor. Confira:
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.