Offline
Feira afroempreendedora e shows de Larissa Lisboa e Isadora Melo
Início 23/11/2024 às 10:00
Fim 23/11/2024 às 17:00
Local Museu do Estado de Pernambuco
Clique para habilitar o mapa

Em celebração ao Dia da Consciência Negra e ao Mês do Empreendedorismo Feminino, o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) preparou uma programação especial para este sábado (23). Com início às 10h, o evento conta com a Feira das Mulheres Pretas-Afroempreendedoras no Feminino Negro, que reúne um coletivo de 15 mulheres negras, com idade de 29 e 75 anos, trazendo ao público uma variedade de produtos e serviços que exaltam a cultura negra e o protagonismo feminino. E, a partir das 17h, as cantoras Larissa Lisboa e Isadora Melo fazem shows gratuitos e abertos ao público.

Das 10h às 17h, a Feira Afroempreendedora fica aberta ao público apresentando um rico acervo de produtos e serviços criados por mulheres negras pernambucanas. O espaço, que vai além do empreendedorismo, atua como uma rede de apoio e valorização reunindo expositoras de diversas áreas como moda afro-autoral, artesanato, literatura, gastronomia, acessórios, roupas, turbantes e artigos religiosos e casuais.

As expositoras têm como objetivo não apenas oferecer produtos, mas também compartilhar histórias e inspirar outras mulheres negras. Entre as participantes estão parceiras afroempreendedoras que contribuem com sua diversidade de expressões criando um ambiente de conexão e transformação. A feira, que já se consolidou como uma vitrine da cultura negra em Pernambuco, é uma celebração da identidade e da ancestralidade que oferece ao público uma experiência única de contato com elementos culturais autênticos e autorais.

A partir das 17h, o palco do Mepe recebe a cantora e compositora Larissa Lisboa, um dos grandes nomes da nova geração musical de Pernambuco. Com um estilo que mescla elementos orgânicos e experimentações do pop, Larissa promete envolver o público com um repertório que vai de composições autorais a clássicos de artistas pernambucanos renomados como Anastácia e Accioly Neto, além de canções de contemporâneos como Martins, Isadora Melo e Juliano Holanda.

Acompanhada por uma banda formada por Karol Maciel na sanfona, Joana Xeba e Milla Bigio na percussão, Larissa celebra o protagonismo feminino na música, com direito a músicas inéditas que farão parte de seu primeiro álbum, previsto para 2025. A apresentação de Larissa é uma homenagem à força da palavra e da canção e reforça a importância do espaço das mulheres na arte.

Logo em seguida, o público é encantado pela voz de Isadora Melo, atriz e cantora de talento singular. Com uma trajetória que passa por festivais como o Mimo e apresentações internacionais, Isadora traz ao Mepe um show marcado pela diversidade de seu repertório, que combina forró, frevo e canções autorais.

Com uma carreira que inclui projetos importantes como A Dita Curva e uma turnê recente pelo Estado de São Paulo, Isadora também possui trabalhos de destaque na televisão e teatro. Seu último álbum, Anagrama, indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2023 de Melhor Intérprete Regional, é parte do repertório que ela apresenta no evento. A presença de Isadora promete uma celebração musical que reverbera a resistência e o talento da mulher negra.

Para o Museu do Estado de Pernambuco, o Dia da Consciência Negra é uma data de celebração e reflexão. A programação gratuita deste sábado (23) convida o público a mergulhar na cultura afro-brasileira reconhecendo o valor da resistência, do empreendedorismo e do talento artístico das mulheres negras.