Volume
8 Baixos: a história e o instrumento
19/09/2017 - 6h59 em Notícias

A sanfona se tornou popular no inicio de século XIX na Áustria e na Alemanha. Imigrantes desses países trouxeram o instrumento para o Brasil.

Inicialmente para São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, espalhando-se depois para outros Estados e ganhando  popularidade na musica brasileira. No Nordeste, a sanfona passou a ser marca do forró, quando o pernambucano de Exu, Luiz Gonzaga,  passou a ser  o principal difusor da musica de sanfona.  Com sua primeira sanfona de 8 baixos, Gonzaga encantou o publico nas festas juninas, passando a ser instrumento típico do forró, um estilo de musica originário da nossa região.

No Rio Grande do Sul a sanfona, que também se chama gaita e acordeon, é representada por músicos famosos como Adelar Bertussi e Albino Manique, entre outros. Hoje, o instrumento passou a fazer parte integrante da musica folclórica no sul do país e do forró no Nordeste brasileiro.

 

O Instrumento

 

A sanfona consiste de um fole preso entre duas caixas acústicas de madeira (ou plástico) contendo filheira de palhetas metálicas. Cada caixa tem  um  conjunto de botões ou teclas, como as de um piano,  formado por vinte e um botões para a mão direita e oito botões para a mão esquerda. Ao contrário de acordeões cromáticos de botões ou acordeões com teclados de piano, o acordeon diatônico é um instrumento bissonoro, ou seja, cada botão, quando pressionado, emite dois sons distintos - um na abertura do fole e outro no fechamento.   Conforme o fole é movido o ar passa por ele para criar vários sons. As notas individuais e os acordes são selecionados pressionando os botões e chaves em ambos os lados do instrumento. 

A sanfona diatônica de oito baixos consiste em um pequeno acordeon formado por vinte e um botões para a mão direita e oito botões para a mão esquerda. Embora admita inúmeras variantes em relação ao formato e número de botões e baixos, este é o modelo mais difundido entre os praticantes.

 

Leia Mais: Tributo aos 8 Baixos

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!