Offline
Câmara entrega Título de Cidadão do Recife a médico perito
06/10/2023 13:03 em Notícias

Sertanejo nascido no município de Serra Talhada, o médico perito Luiz Pereira de Mello, 87 anos, agora também é Cidadão do Recife. O Título foi entregue na noite desta quinta-feira (5) em reunião solene realizada na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). “É uma honra estar aqui hoje nesta tribuna para homenagear um dos profissionais mais dedicados e corajosos que já conheci. Esse médico é um exemplo de empenho, dedicação e coragem. Ele é um ser humano incrível que sempre salvou vidas, e cuidou de inúmeras pessoas em dificuldade”, disse o parlamentar.

Presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), a solenidade começou às 18h30. Ele compôs a mesa de honra com o vereador autor da proposição; o homenageado; o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Inácio de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro; o presidente da Câmara Municipal de Flores, Luís Heleno; o filho do homenageado, Luiz Pereira de Melo Júnior e o cantor e forrozeiro Ivan Feraz. O Hino Nacional, de praxe nessas solenidades, foi interpretado pelo sanfoneiro Mahatma Costa.

Em seu discurso de saudação, o vereador Almir Fernando relembrou o perfil de Luiz Pereira de Mello. “É um brasileiro nascido em Serra Talhada, filho de João Luiz de Melo e Maria do Carmo de Souza. Alfabetizado na Fazenda Barra Jardim, cursou o primário nas escolas São Vicente e no Internato Rui Barbosa, todos localizados em sua cidade natal. Foi bancário, profissão que lhe possibilitou conhecer e trabalhar em várias cidades do interior do Estado, como Catende, Jaqueira, Cortês e Salgadinho”, disse.

Ainda de acordo com Almir Fernando, Luiz Pereira de Mello graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, especializando-se em medicina do trabalho, administração hospitalar e administração dos serviços da saúde.  Foi médico perito do INSS; clínico geral; médico do trabalho; presidente da junta médica e assessor médico da Assembleia Legislativa de Pernambuco.  

“Mas, além de exercer a medicina, ele também é um grande artista. Poeta e compositor, é autor de muitas letras cantadas por intérpretes maravilhosos, como Nerilson Buscapé, Arlindo Guia, Genildo Souza, Antônio Paulino, Forró Xinelo Rasgado e pelo querido e saudoso Arlindo Moita, que nos deixou recentemente. Eterno apaixonado não só pelo forró, em suas composições, também tem homenagens ao frevo, como a música ‘Lembranças da Boêmia’, que retrata muito bem as histórias das festas da capital pernambucana”.

Almir Fernando ressaltou que, há vários anos, Luiz Pereira, reside no Recife, “cidade que o acolheu e onde o mesmo cumpre a importante missão de cuidar das pessoas, sendo referência como médico, artista e ser humano”. Atualmente,  trabalha em clínicas populares nos bairros do Jordão, Ipsep e Caxangá. “Que felicidade é a minha em ser o porta voz de nossa cidade, e poder fazer a entrega do registro que lhe otorga, o mais novo filho da nossa querida Recife”.

Após o discurso do vereador, os cantores Nerilson Buscapé e Genildo Souza fizeram uma apresentação musical, interpretando músicas de autoria do homenageado. Na sequência, Almir Fernando entregou o Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Luiz Pereira de Mello. Em seguida, o poeta Júnior Vieira declamou uma poesia popular e o cantor Antônio Paulino também fez uma apresentação musical.

Representando a família, o filho do homenageado, Luiz Pereira de Melo Júnior, ocupou a tribuna e fez suas colocações. “A felicidade de Luiz Pereira é a minha felicidade. O Recife foi a cidade que ele desejou desde menino”, disse. O presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro, agradeceu à Câmara do Recife pela homenagem ao médico. “é uma honra para nós serra talhadenses”. O vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Inácio de Oliveira, disse que a entrega do Título era “um momento importante” e acrescentou que todo cidadão de Serra Talhada “tem orgulho” do homenageado.

O cantor Marcelo Assis e o Forró Xinelo Rasgado realizaram uma apresentação musical antes do discurso do mais novo cidadão recifense. Ao ocupar a tribuna, Luiz Pereira de Mello agradeceu ao vereador Almir Fernando pela homenagem e a todos os demais vereadores que “referendaram essa nobre horaria, que hoje tenho a satisfação em receber".

Luiz Pereira de Mello disse que, com o Título de Cidadão, se considerava “um recém-nascido, recebendo o carinho e o aconchego, nos braços da minha mãe Recife, matrona que já havia me acolhido em seu seio, há quase 70 anos”. Ele relembrou a época em que veio morar na Capital pernambucana. “Longo foram os caminhos que me guiaram até meu destino, mais de 400 quilômetros de estrada de terra, na caçamba de um pau de arara, levando quase 12 horas, de poeira e de sol a pino”.

Contou ainda que foi estudante pobre, xepeiro da Casa de Estudante de Pernambuco e estudou no Ginásio Pernambucano, antes de ingressar na Faculdade de Medicina. Depois, falou da família, do trabalho filantrópico que realiza com o Lions Club e também do seu trabalho de compositor. Ele afirmou que, através da música expressa seu amor pela cidade. “Recife, este filho sempre foi seu, mas o reconhecimento oficial de minha filiação, me enche de orgulho, e me traz a certeza de estar sempre no aconchego do meu torrão natal”.

Ao final do discurso, o Coral do Centro Carnavalesco de Pernambuco fez uma apresentação musical. No encerramento da reunião solene, o presidente da mesa, vereador Hélio Guabiraba, fez as suas colocações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!