Realizando uma viagem imersiva pela cultura e história do cangaço, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião embarca no Circuito Pajeú de Xaxado. A ação cultural vai percorrer cinco cidades do Sertão do Pajeú, com programação gratuita para todas as idades. A atividade proposta pela Fundação Cabras de Lampião visa levar ao público um verdadeiro espetáculo de arte popular. Através da dança, da poesia e da música, os espectadores vão conhecer de perto a história do cangaço e de seu líder mais icônico, Lampião.
“Mais do que um evento cultural, o Circuito Pajeú de Xaxado é uma experiência interativa e educativa, promovendo a valorização da identidade nordestina e o fortalecimento do xaxado em seu berço de origem. O evento é uma oportunidade única para os sertanejos de todas as idades se conectarem com suas raízes e compreender a importância da cultura local”, enfatizou a presidente da fundação, Cleonice MarFundado em 20 de março de 1995, o grupo surgiu para preservar a história de Lampião através do xaxado, se consolidando como um dos principais divulgadores da dança criada pelos cangaceiros.
Com origem em Serra Talhada – terra natal de Lampião – o Cabras de Lampião já se apresentou em diversas regiões do Brasil e no exterior, levando a cultura do sertão para países como Itália, Venezuela e México.
O Circuito Pajeú de Xaxado é um projeto realizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada. E conta com o incentivo da Fundarpe; Secretaria de Cultura de Pernambuco – PNAB-PE; Ministério da Cultura – Governo Federal – PNAB.
Confira a programação completa:
8 de abril de 2025
Santa Terezinha | Escola Municipal José Paulino de Siqueira – 14h
Brejinho Quadra da Escola Municipal São Sebastião – 19h
9 de abril de 2025
Flores | EREFEM Dário Gomes de Lima (Distrito de Fátima) – 15h
Tabira | Praça da Igreja, Comunidade de Brejinho – 19h
10 de abril de 2025
Ingazeira | Quadra Zito Veras – 19h