Offline
Denúncia de propina em contratações de artistas em Pernambuco
26/06/2016 16:28 em Notícias

A polêmica criada diante das declarações do cantor André Rio e do sanfoneiro Cezinha de que intermediários estariam cobrando propina para escalar artistas nos eventos patrocinados pelo Governo do Estado e algumas Prefeituras, vai, certamente, esclarecer definitivamente essa questão, já que o caso passou para a esfera policial.   

Se funcionários dos órgãos do Governo e das Prefeituras municipais estão isentos  dessa acusação, os artistas, por seu turno, enfrentam a desonestidade dessas pessoas que se apresentam como intermediários nas negociações.

Com essa denúncia, o caso vai se transformar num debate muito oportuno para se chegar a uma conclusão e se apresentar os chamados “atravessadores”, que possivelmente possam existir. É só dar nome aos bois, como se diz por aí. 

A verdade é que todas  essas contratações deveriam ocorrer sempre entre a fonte pagadora – no caso, os órgãos públicos –  diretamente com  o artista ou seu representante legal. Nunca através de pessoas que se intrometem no meio para auferir vantagens financeiras. Já basta de tanta propina neste País.  

O áudio de André Rio vazou na última quarta-feira (22) após ser divulgado em um grupo do WhatsApp "UNIÃO DOS ARTISTAS DE PERNAMBUCO" e logo começou a circular, tornando-se público:

"Hoje me ofereceram quatro shows na Empetur. Quatro e mais dois na Fundarpe. Acontece que eu tinha que deixar metade do meu cachê de comissão. Tá vendo como são as coisas aqui nesse  Estado, como está o Estado? Agora, tem muito artista aqui que aceita. (...) Depois ficam reclamando que a gente é tratado dessa forma. Se todo mundo não tiver uma postura de hombridade, de não aceitar, de denunciar. Eu não pago nenhum tipo de bola". 

"Eles têm a obrigação constitucional de promover a nossa cultura. É um absurdo eles chegarem de última hora, oferecerem uma cidade longe... Pega o cachê e diz que, no meu caso, o cachê é X e eu tenho que deixar metade do X de 'bola' para as pessoas que dirigem esses órgãos, essa ‘esculhambação’. Temos que nos juntar e ir ao Ministério Público botar para arrombar nesse povo todo".

CEZZINHA"Vi aqui que André tomou uma atitude que já venho falando há muito tempo, que deveríamos tomar. Algumas pessoas devem estar perguntando por que eu não estou fazendo muitos shows... Por conta dessa sacanagem. Eu acho que a gente tem que se posicionar, tem que acabar essa roubalheira toda e tem que se unir. É nessa hora que acho que a gente tem que fazer a diferença. Vamos fazer a diferença se unindo e agindo com atitude".

 

Nota Oficial – Contratações juninas

Diante das declarações do cantor André Rio em áudio postado nas redes sociais, refutamos de forma indignada a tentativa de nos envolver em tais denúncias e as reputamos como inverdades absurdas, no que nos diz respeito, ao tempo em que repudiamos qualquer ação de agentes públicos que contrariem as normas legais e as recomendações definidas pelo Tribunal de Contas.

De pronto, como agentes públicos do Governo de Pernambuco, instauraremos imediatamente o devido processo administrativo para apurar o envolvimento de agentes públicos na denúncia do cantor André Rio, bem como o acionaremos legalmente para que ele possa informar e provar quem realizou ou propôs este tipo de negociação, para, se confirmada, adotarmos as medidas penais cabíveis.

Recife, 23 de junho de 2016

Marcelino Granja e Márcia Souto

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!