Espetáculo conta a história do frevo nas ruas do Recife
09/10/2018 00:40 em Carnaval de Pernambuco

Oito ruas da capital pernambucana receberão o espetáculo "Entre Ruas" que remonta a história do frevo desde a sua criação até os seus formatos atuais. As apresentações são gratuitas e acontecerão nos finais de semana de outubro e novembro

 

Dirigido pelo bailarino Junior Viégas, o projeto contará com oito apresentações em diferentes endereços do Recife até o dia 17 de novembro. São espaços que têm uma relação histórica com o ritmo como a Rua Velha, a Rua do Bom Jesus, a Praça do Diário e o Largo de Santa Cruz, que ficaram marcados pelos blocos e pelos concursos de passistas de frevo, que revelaram nomes como Nascimento do Passo, Sete Molas e Egídio Bezerra.

Comecei na dança na Escola de Frevo e trabalho com especialmente com o ritmo até hoje. Por ele me trazer várias experiências importantes como viajar todo o Brasil e ir para fora do País defendendo o frevo, além de eu ter estado presente no evento em que ele foi eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade, acredito que tenho esse compromisso de levar isso para o povo”, explica Junior, sobre o que o motivou a criar um espetáculo que fosse encenado gratuitamente em espaço público.

O espetáculo destaca os anos de 1940, 1950 e 1960 mostrando como o ritmo evoluiu do maxixe, passando pelo dobrado e pelas marchinhas até chegar ao frevo de rua. “A trilha sonora passeia pela musicalidade que deu origem ao frevo e acompanha a evolução do ritmo, no que se refere à criação dos estilos do frevo”, pontua Alexandre Macedo, que assina a trilha e a coreografia. A pesquisa foi baseada no filme “Olha o Frevo”, de Rucker Vieira, e em fotografias dos acervos da Fundação Joaquim Nabuco, Casa do Carnaval, Museu da Cidade do Recife e Paço do Frevo. As cenas são amarradas pelos textos em cordel de Allan Salles, que escreveu as rimas especialmente para o trabalho.

Além do próprio Junior Viégas, o elenco ainda é formado pelos bailarinos Arylson Matheus, Bhrunno Henryque, Fiia Cachinhos, Gabriela Carvalho, Jonathan Carneiro, Júnior Souza e Stephany Santiago, que vestem figurino criado por Djalma Rabelo. Antes do espetáculo, serão oferecidas oficinas de frevo com conteúdo teórico-prático para o público infantil e juvenil, ministradas pelo diretor nos locais das apresentações.“’Entre Ruas’, é o frevo de ontem e de hoje. É nossa história cada vez mais viva e vivida pela cidade”, conclui Junior.

SERVIÇO:
Espetáculo “Entre Ruas”
Gratuito

OUTUBRO
Praça Maciel Pinheiro
5 de outubro, às 17h.

Rua da Imperatriz
6 de outubro, às 10h.

Rua Velha
13 de outubro, às 10h

Praça do Diário
13 de outubro, às 16h

Largo de Santa Cruz
27 de outubro, às 10h

NOVEMBRO
Pátio do Terço
10 de novembro, às 10h

Rua do Apolo
10 de novembro, às 16h

 

Rua do Bom Jesus
17 de novembro, às 16h

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!