Cais do Sertão comemora Semana dos Museus com tecnologia e acessibilidade
13/05/2018 - 0h14 em Notícias

Entre os dias 14 a 20 de maio, o Centro Cais do Sertão estará com uma programação especial dentro da 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus – celebrado no dia 18 de maio. A semana será repleta de interação, tecnologia e informação para os visitantes.  A mediação ‘No Meu Bornal Tem’, ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, entra na programação oferecendo ao público uma mediação totalmente acessível a todos.

Na mediação “No meu Bornal tem” educadores e visitantes se aproximam, através da materialidade dos objetos presentes no museu. Criada originalmente como forma de permitir aos cegos e pessoas com baixa visão uma experiência sensorial tátil, uma aproximação concreta entre público e narrativa expográfica, no bornal do Cais do Sertão são armazenados objetos que fazem referência aos expostos no museu e que podem ser manuseados pelo público visitante, transformando a experiência em uma nova viagem ao Sertão.

Além da mediação, o Cais do Sertão ainda oferecerá ao público experimentações com o uso da realidade aumentada para informações sobre o seu conteúdo, uma forma de integrar o público visitante com o acervo exposto. O museu, através do núcleo de gestão, explora o uso da tecnologia tridimensional para tornar o conteúdo exposto ainda mais acessível. 

“A interação dos visitantes será sempre o foco das nossas ações no Cais do Sertão. As atividades diferenciadas são o carro-chefe da nova proposta de lazer do Centro Cultural Cais do Sertão, que convida pernambucanos e turistas para uma imersão cultural interativa. O público precisa conhecer e estar cada vez mais próximo desse equipamento tão rico”, avalia a secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Manuela Marinho.

 

PROGRAMAÇÃO 

 

16ª Semana dos Museus no Cais do Sertão

15 de maio de 2018

“Este Cais no Enem!”

 O conteúdo do Cais do Sertão no Enem 2018

Horário: a partir das 14h

Evento Gratuito

 

16 a 18 de maio de 2018

Mediação No Meu Bornal Tem (mediação acessível)

Horário: a partir das 09h

Para grupos agendados*

Agendamento: agendamento@caisdosertao.org.br

Brincando com a realidade aumentada

Horário: a partir das 14h

Para os grupos agendados*

Agendamento: agendamento@caisdosertao.org.br

 

Dia 19 de maio de 2018

“Dois siris jogam bola e trocam figurinhas”

Troca de figurinhas da copa 2018 em parceria com a Banca Guararapes  

Horário: a partir das 13h

Local: Praça do Juazeiro (área externa do Cais)

Dia 20 de maio de 2018

Cais do Sertão nos Bairros

Destino: Linha do Tiro / Recife

A partir das 13h

COMENTÁRIOS