Encontro dos Gonzagueanos homenageia personalidades em Caruaru
28/07/2017 10:23 em Notícias

O Encontro dos Gonzagueanos em Caruaru é um evento que vem se realizando anualmente desde 2012, sempre na segunda semana de Novembro sendo coordenado pelo diretor do Espaço Cultural Asa Branca do Agreste, e promovida pelo Fã Clube de Gonzagão do Nordeste. Assim como tem o apoio do Lions Vila Kennedy.

O qual tem o objetivo de manter viva a memoria de nosso saudoso Gonzagão, e Caruaru foi contemplado para sediar este evento nesta época por ser uma cidade que  tanto ele cantou e tanto  amou, em razão como um tributo de reconhecimento  foi criado em 2012 o TROFÉU LUIZ GONZAGA ORGULHO DE CARUARU.

Personalidades que são exclusivamente ligadas a historia do Rei do Baião. Este ano ano assim como fez 70 anos da ASA BRANCA (Gravada em 03 de março de 1947) e os 60 da musica FEIRA DE CARUARU (gravada em 21 de março de 1957).

No evento se fará presente representações Gonzagueanas dos 9 estados do nordeste, tais como Jornalistas, Escritores, Historiadores e Pesquisadores, palestrando e debatendo de um modo geral sobre a obra do nosso eterno Rei do Baião , haverá também relançamentos de livros voltados a Historia. Assim como se fará presente artistas amigos da arte que harmonicamente estarão animando voluntariamente o evento durante a tarde, a partir das 14hs até a hora da entrega dos troféus no final da tarde, que acontecerá na quadra da escola do Lions da Vila Kennedy. Estando previsto este ano a entrega do troféu para 13 agraciados, A ser realizado no dia 11 de Novembro.

 

Troféu Luiz Gonzaga Orgulho De Caruaru. Agraciados ano 2017:

01° Cylene Araújo – Cantora, escritora e Apresentadora – Recife/PE

02° Dr. Dorgival Melo – Empresário e Diretor do Lions – Caruaru/PE

03° General Juraszek – Ex-Comandante do Com. Militar do Nordeste, e residente em Curitiba/PR  

04° Ivan Ferraz – Cantor, Compositor e Apresentador – Recife/PE

05° Jota Sobrinho – Farmacêutico Bioquímico, Cantor, Compositor e Radialista – Feira /BA

06° Juan Marques – Farmacêutico Bioquímico, Historiador e Radialista  – Cedro/CE

07° Juarez Majó – Cantor e Vocalista dos Caçulas do Baião – Tacaratú/PE

08° Maciel Muniz  - Jornalista e escritor – Divinópolis/MG

09° Pedro Sampaio – Poeta e Radialista – Fortaleza/CE

10° Reginaldo Silva – Museólogo – Juazeiro do Norte/CE

11° Romulo Nóbrega – Escritor, Pesquisador e Historiador – Campina Grande/PB

12° Roberto Magalhães – Ex-Governador de Pernambuco – Recife/PE

13° Valmir Silva – Cantor e Compositor – Caruaru/PE

O espaço cultural ASA BRANCA DO AGRESTE Fundado em 2012, que tem como diretor o poeta Luiz Ferreira, se destaca como ponto de referencia para a entrega do referido troféu  que é mantido com o incentivo de uma irmandade de Gonzagueanos de todo nordeste os quais vem  transformando este espaço cultural em uma verdadeira academia Gonzagueana onde os agraciados ao receber o troféu passa a ser reconhecidos como legítimos  acadêmicos na história gonzagueana.

Até o ultimo evento realizado em 2016 foram entregue o troféu  a 35  agraciados entre os quais o primeiro a receber  em  2012  foi João da Cruz tocador de 8 baixos com  92 anos, tio do poeta Luiz Ferreira, único tocador deste gênero na família. Entre os primeiros também foi o compositor caruaruense Onildo Almeida, reconhecido aqui como o protagonista nesta referencia Gonzagueana ligada a Historia de caruaru.

 

Um Ponto de Apoio Cultural as Tradições Nordestinas – Fundado em 09/06/2012

Av. José Victor de Albuquerque, 8-A -  Bairro: Kennedy – Caruaru – PE                            

Contato: poetaluizferreira@hotmail.com    

COMENTÁRIOS