Os Caboclinhos Carijós
16/02/2017 14:29 em Notícias

Os Caboclinhos Carijós são os homenageados deste ano no Carnaval do Recife, ao lado do cantor Almir Rouche. Os caboclinhos representam uma manifestação cultural criada no século 19, por descendentes de índios.com a intenção de homenagear seus antepassados. Significa uma manifestação espiritual muito forte, ligada as tradições das religiões africanas, principalmente ao culto da jurema sagrada. Os Carijós do Recife foram fundados há 120 anos, e o primeiro desfile ocorreu em 5 de março de 1896 nas imediações do Forte do Brum sendo, portanto, uma das mais antigas agremiações do Carnaval de Pernambuco.

Atualmente, a sede é no bairro da Mangabeira, mas já foi em Afogados, Água Fria e no Alto José do Pinho. Os instrumentos musicais que dão o ritmo da dança é são constituídos por gaita, maracaxá e surdo. Eles ditam o ritmo aos dançarinos, cujas principais danças são a guerra, o perré, o baião e o toré do caboclo. As alas são divididas em puxantes, que atuam como abre-alas, os porta-estandartes, os porta-guias, o cordão de caboclos e de caboclas, o cacique, o pajé, o feiticeiro, e os curumins, que são as crianças. Eles continuam mantendo as tradições do passado e ainda fazem reuniões espirituais pedindo a proteção do Caboclo Carijós antes de suas exibições publicas.

Em novembro do ano passado, os Caboclinhos do Carnaval de Pernambuco foram considerados Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!